As Santas Almas do Purgatório
BENDITAS ALMAS DO PURGATÓRIO” | Nenhum comentário
Na Sagrada Escritura o termo alma designa a vida humana ou a pessoa humana inteira, e também o que há nele de maior valor, o que particularmente o faz ser imagem de Deus, o corpo do homem participa da dignidade da “imagem de Deus”. A unidade da alma e do corpo é tão profundo que se deve considerar a alma como “forma do corpo”. A Igreja ensina que cada alma espiritual é criada por Deus, é imortal, ela não perece quando da separação do corpo na morte e se unirá novamente ao corpo na ressurreição final.
Antes de Jesus, no Judaísmo já se rezava pelos mortos, na crença católica do purgatório se baseia entre outras razões, sobre esta prática de oração pelos mortos, onde o purgatório é o estado e o processo de purificação ou castigo temporário em que as almas daqueles que morreram em estado de graça, são separados para o Reino do Céu, encontramos em 1 Cor 3, 12-1. Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o Sacrifício Eucarístico, a fim de que purificados, eles possam chegar a visão beatífica de Deus.
Arte: Alexandre Sousa, membro da Comunidade Cenáculo.
Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão totalmente purificados, passam após a sua morte por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu, a Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitências em favor dos finados. As almas do purgatório não correm o risco de irem para o inferno, todas vão para o Céu. A Igreja ensina que o destino dos que estão no purgatório pode ser afetado pelas ações e intercessão dos vivos, seu ensino se baseia na prática da oração pelos mortos em 2 Macabeus 12, 42-46, a Igreja também justifica sobre o estado de purificação final da alma na oração que o Apóstolo Paulo fez em favor de um amigo falecido (2 Tm 1,16-18) “Que o Senhor conceda misericórdia à família de Onesíforo, porque ele muitas vezes me confortou e não se envergonhou de eu estar preso; ao contrário, quando chegou a Roma, ele me procurou com insistência , até me encontrar. Que o Senhor lhe conceda misericórdia junto a Deus naquele Dia. E quanto aos serviços que ele me prestou em Éfeso, você sabe melhor que eu.”
Assim, por causa da Comunhão dos Santos, os fiéis que ainda são peregrinos na terra são capazes de ajudar as almas do purgatório, oferecendo orações e sacrifícios por eles, e todas as práticas oferecidas, diminuem a duração do tempo que os mortos passam no purgatório. A Igreja escolheu o dia 02 de novembro para homenagear os fiéis defuntos (Dia de Finados) , e também a segunda-feira é um Dia dedicado às Almas do Purgatório (2 Macabeus 12,46), onde celebram-se Missas, rezam-se Terços, Ladainhas e Novenas em favor das Benditas Almas do Purgatório.
Por: Silvana Pimenta,
consagrada da Comunidade Cenáculo.
Comentários
Postar um comentário